MANUEL ALEGRE. SITUAÇÃO POLÍTICA.
Numa recente dialogo com uma amiga esta dizia-me a dada altura
em resposta á minha frase: ” o problema é que isto é a esquerda” o seguinte: “não identifiques isto como “a esquerda – não chames a isto a “esquerda”…
Problema inicial: a maior parte das pessoas “identifica isto” (o actual Governo) que estamos a aturar neste país como sendo “Esquerda”. Ou política de esquerda. É falso mas é a realidade com que temos que lidar na percepção dos cidadãos.
Estas pessoas não tem qualquer ideologia nem princípios nenhuns, nem nunca tiveram, apenas se apropriaram da ideia de esquerda e da marca comercial/política “Partido Socialista” para existirem…
Eu continuava na conversa com a minha amiga afirmando o seguinte: “são tão imbecis e tão desprovidos de qualquer valor que até cometem o erro de atacar o Alegre que lhes está fazer um favor incalculável. Isto demonstra o estado em que estão”.
Isto era dito à propósito da polémica de há 3 semanas atrás em que uns pseudo dirigentes do partido socialista atacaram Manuel Alegre lançando “lama suja” contra o homem, à propósito de este ter participado num encontro político “das esquerdas”. E assim, supostamente, ter “traído” o PS.
O que Manuel Alegre fez foi outra coisa. Um enorme e inestimável favor político e estratégico ao Partido socialista.
Outra tradução que se pode usar é a seguinte: Manuel Alegre lançou pérolas a porcos” e os porcos não perceberam que ele estava a fazer isso mesmo.
Ao disponibilizar-se a participar numa reunião com pessoas do Bloco de esquerda, renovadores do PCP ou outras pessoas de esquerda não alinhadas, Manuel Alegre estava a desempenhar o papel de “elástico político”.
O objectivo era simples: ancorar simultaneamente o PS e o BE numa area mais próxima um do outro, ou seja ocupar um terreno político que está vazio, um terreno político do qual constam 3 milhões de votos e é a area que está entre o Partido socialista e o BE+PCP.
O primeiro objectivo de Alegre foi procurar fazer com que o PS não saia de tal forma do espaço politico onde está (formalmente a um ponto tal que dele saia de forma permanente.
E a situação política expluda, fragmentando-se em múltiplos partidos. No caso especifíco do BE a ideia era também tentar evitar que o BE não se radicalize e não procure encostar-se mais á area do PCP procurando ganhar votos aí e retirar ao PCP qualquer relevância.
Manuel Alegre está repetir uma manobra estratégica que Mário Soares fez há 25/30 anos atrás, procurando chamar a si áreas políticas e pessoas que estariam a pender para o PCP. Evitando assim a radicalização de posições.
Apesar das circunstâncias políticas serem diferentes (passaram bastantes anos) Alegre está de novo a repetir a manobra procurando com que o PS não seja visto (percepcionado) como tendo feito um corte umbilical simbólico definitivo entre uma certa parte da população e o PS entre a população e a ideia de esquerda.
Como a actual geração política que está no PS é composta de canalhas e idiotas não entendeu o que era óbvio. Poderiam ter sido “tácticos” nisto e não hostilizarem Manuel Alegre.
Em vez disso optaram por hostilizar Alegre, assim como o tem tentado fazer aos apoiantes, procurando levá-los a uma situação em que estes decidam pelo seu próprio pé sair do partido. (E formar outro)
Um erro anteriormente cometido que deu pelos nomes de apoiantes dele procurando fazê-los sair do partido para que eles se sitam tentado a isso, para os levara cair no erro que ja foi a ASDI, a UEDS, o MES e a FRS, Wikipedia que foram movimentos de esquerda, feitos ou desenvolvidos por pessoas que não estavam satisfeitas, já há 3 décadas com o rumo que as coisas estavam a tomar.
Em vez disso hostilizaram Manuel Alegre insinuando que este deveria sair do PS. e formar outro partido.
Alegre em princípio não o irá fazer. No entanto na Entrevista de 5-06-2008 à RTP- Judite de Sousa (na ligação existe a possibilidade de ver a entrevista) deu um aviso muito sério.
A dada altura disse-lhes que ou se deixavam de histórias ou ele partia mesmo o partido socialista em cacos. Porque não admitia enxovalhos e ataques pessoais. Ataques políticos sim, ataques pessoais não.
Pode fazê-lo porque sabe que está numa posição de força actualmente. Que querendo e se for suficientemente provocado faz isso. E que disse que poderia perfeitamente te-lo feito aquando das presidenciais.
Os doidos a quem Manuel Alegre avisou julgam, munidos da sua imbecilidade muito própria, que são eles que estão em posição de força e não Manuel Alegre. O PS foi corrompido por dentro pela oposição e pelos neo liberais ao ponto de Manuel Alegre, para salvar o partido, se estar a mexer desta maneira procurando fixar um certo espaço político precisamente para evitar que exista horror ao vazio.
A natureza tem horror ao vazio. Quando há vazio algo a preenche.
A minha amiga no dialógo que mantivemos afirmou referindo-se ao senhor José Sócrates se ele já não tinha conretizado todos os sonhos da direita.
A resposta é não. Ele não concretizou nenhum dos sonhos da direita.
Apenas abriu as portas – algumas portas – a seguir a direita neo liberal irá passar pelas portas. Após passagem eliminará as portas e ficaremos perante factos consumados.
Até porque as coisas estão de tal forma más e catastróficas que irão piorar 1000% , apesar de todo um discurso de optimismo, de que encetámos uma recuperação económica, de que as “reformas estão afazer efeito – tudo mistificações e criação de ilusões.
Este discurso do optimismo falso e ensaiado é feito apenas para disfarçar o facto de isto tudo estar-se a aguentar por elásticos. A partir da altura em que o novo código do trabalho for aprovado – perante a estranha passividade das pessoas – então, passado algum tempo, o país transforma-se num caldeirão, num sítio onde a tensão entre as pessoas será brutal. E onde os conflitos surgirão em cada vez maior escala.
♦
É aliás isso que explica a última teoria , uma teoria corrupta, imbecil e demonstradora que os políticos portugueses são uma grandessíssima m*erda. Ressuscitar o “Bloco Central é a “solução” que estas alimárias defendem.
No inicio dos anos 80 devido à aplicação das medidas económicas a Portugal pelo FMI, surgiu uma coligação de Bloco central, A ideia era dois partidos juntarem-se no poder, e “salvarem a pátria”. A coisa falhou.
Depois existiu uma coligação (1983/85) liderada por Mário soares de bloco Central com o PS e o PSD, para salvarem a pátria. A coisa falhou.
O que é comum as estas ideias de bloco central é o facto de ambas terem sido apresentadas quando se estava em profunda crise, como “comprimidos políticos” de alivio do estado de “estar à rasca” que a actual classe política inventou.
Agora, misturado com o optimismo falso e ensaiado “do estamos a sair da crise”, surgem novas ideias de novos blocos centrais, mais engraçados ainda porque todos se candidatam: à esquerda pessoas do BE, no PSD , no Cds, independentes,etc. Isto caso o senhor Sócrates não ganhe eleições com maioria absoluta.
O problema é também outro: esta gente está com medo que a população portuguesa perca de vez a paciência e rebente com o sistema exigindo mudança Já.
Porque o dinheiro está a faltar para continuar a engordar esta colheita de parasitas incompetentes que temos que aturar.


Hopes: Este comentário não sei porquê parece-me familiar.
Para ele partir a louça terão que acontecer algumas coisas que ainda não aconteceram.
A questão de ser ou não positivo dependeria de que tipo de partido estaríamos a falar e de quem estaria à volta (nestas alturas há sempre muitos oportunistas)
Se fosse para ser um partido de esquerda com ideias concretas acerca de economia e sociedade, sim. Um PS 2 NÃO …
O PSD não ganha nada com nada. É um partido completamente desacreditado cheio de correntes internas onde acabou de eleger o ultimo fôlego do Cavaquismo.
dissidentex
24/06/2008 em 15:32
Este post, não sei porquê, parece-me familiar…
Se bem me lembro, ficou uma pergunta por fazer. E se o Manuel Alegre, resolver mesmo partir a loiça e criar um novo partido? Parecia-te positivo? Eu por mim, adorava ver alguns cacos no chão… Ou achas que seria mais do mesmo e o PSD é que ganharia com isso?
Hopes
24/06/2008 em 15:22
Mohawk: sim.
A ideia actualmente é transformar isto numa colónia de férias.
dissidentex
23/06/2008 em 9:12
[...] causa deste artigo recordei-me deste grande manganão e decidi comentar com a reprodução do artigo supra [...]
is there a reason for this blog?™ :: Especialização Bichistica :: June :: 2008
22/06/2008 em 16:54
O link do tráfico escapou, que se não é meus amigosz.
Mário da Silva
22/06/2008 em 16:30
“o senhor José Lello” no tempo do Guterres esteve envolvido em merdas bem maiores do que “passagens fantasmas” no que se inclui tráfico de influências, nepotismo, nomeações estranhas e coisas ainda piores.
Em português vernáculo, o senhor Joé Lello é um filho da puta de alto coturno que pensa assim:
Mário da Silva
22/06/2008 em 16:28
Enfim depois d’anos que digo,que foi tudo arranjàdo com o gajo das fitas,alguem que me compreende.
É duro mas é verdàde:Portugal transformou-se numa colònia de férias para Alemâes -Inglêses,e todos aquêles que tem dinheiro.
Tornàmos-no na rizàda do Mundo,com o apoio dos fàlsos govêrnos e a igreja que nos tornou rediculos Éça de Queiròs via o futuro de Portugal bem nêgro :a realidàde està là
Mohawk
22/06/2008 em 16:15
Mario , se vires a entrevista percebe-se melhor. Basicamente começaram a chamar o tipo de ladrão e caloteiro afirmando que o tipo tinha sacado dinheiro ao grupo parlamentar do PS para ir de passeio até aos Açores lançar um livro.
Ainda nem meia hora tinha passado e já o governo regional dos Açores afirmava claramente que tinham sido eles a pagar a viagem.
Podemos criticar e achar mal que o governo regional pague estas coisas , mas isso são problemas diferentes de se dizer que o homem foi roubar dinheiro de viagens ao grupo parlamentar do PS.
O mais engraçado é que uma das pessoas que fez as acusações é o senhor José Lello que foi um dos deputados que esteve envolvido no caso das viagens fantasmas de deputados. Ou seja, as pessoas recebiam o dinheiro de viagens em primeira classe e compravam bilhetes em turística e embolsavam a diferença.
Outra era receberem os dinheiro das viagens e depois nem sequer lá terem posto os pés.
Eu concordo também numa coisa: isto é bastante pior , parece-me no PS actual. É mais evidente, de facto.
dissidentex
22/06/2008 em 15:41
“lama suja” – dx
Queres dizer que além de lama ainda era poluída com contaminantes
“Como a actual geração política que está no PS é composta de canalhas e idiotas não entendeu o que era óbvio.” – dx
Esse problema não é só no PS mas é mais evidente no PS.
O problema é que os partidos estão pejados de carreiristas e de “aparelhistas” (que é mais ou menos o mesmo) que são uns ignorantes e demagogos.
A um demagogo ignorante não se pode pedir que entenda de política e de jogo político.
Mário da Silva
22/06/2008 em 15:21
Rezaf: eu estava mais a orientar-me para uma lógica de “regime”. Este governo é realmente, de coisa nenhuma.
O problema é que a pseudo elite política que temos está a querer ressuscitar uma das piores ideias que já existiu:a conversa do Bloco central.
dissidentex
21/06/2008 em 22:55
Este executivo não é PS. Não é esquerda nem direita. E com um PSD sem sal, cheira-me que até às próximas legislativas ainda formam uns novos partidos. Isto é, se continuarem a hostilizar membros como o Alegre, que ainda seguem o ideal do partido. Ideal esse que claramente não é o do Socretino e mafarricos.
Ainda falta um ano, não é? Pode ser que isto ainda rebente até lá…
Rezaf
21/06/2008 em 20:11