DISSIDENTE-X

EQUILIBRIUM

MOVIFLOR – A COMPRA DE MÓVEIS EM PRÉ PAGAMENTO.

Uma destas semanas fui à Moviflor.

Nunca tinha lá ido.

Uma amiga da minha mãe encarregou-nos de adquirir uma magnifica cadeira de baloiço estilizada e aerodinâmica especial de corrida, em saldos, etc e tal.

E após a visita, deparei-me com o típico negócio à portuguesa em que o cliente é notavelmente enganado, mistificado, gozado de uma maneira muito especial.

Confesso que antes de lá ir, tinha boa ideia acerca da empresa. Após, lá ir conclui que jamais lá irei.

O negócio está organizado da seguinte maneira:

Salão de exposição de produtos, amplo, com os mais variados tipos de coisas na área dos moveis/artigos para o lar. Produtos para a classe média alta, já com preços a dar para o elevado, mas aparentemente bem feitos e com um relativo bom design dos produtos.

Os empregados estão impecavelmente fardados (por oposição à Ikea, por exemplo),penteados, com um ar “limpo” e afinado.

Percebi, depois de comprar, que o “Ar Limpo” existe para esconder outros problemas (da gestão, não dos empregados). É um caso comercial de engano; de ” quem come com os olhos já enche a barriga”, mesmo não tendo efectivamente comido nada.

Lá se descobriu onde estava a cadeira, e …

a partir daí começa o festival do absurdo Moviflor.

Tendo em conta a maneira como está organizado este “negócio”, o cliente não pode levar o artigo,na altura em que o vê, porque está ali apenas para exposição.

Dirige-se à uma funcionária (de ar limpo) em frente a um terminal de computador (o modernismo empresarial…) e a senhora preenche um papel após lhe terem sido dados os dados do produto, as referencias,etc…

A partir daí, munidos do papel A4, somos informados para irmos à recepção do estabelecimento, para tratar do assunto.

Sai-se do piso superior desta loja, e vai-se para o piso inferior, até à recepção. Nada burocrático…

Lá entrega-se o papel a outra senhora que digita umas coisas, faz uns voodoos, preenche mais umas coisas, hipnotiza o papel e emite a factura para se pagar o “material”:

E paga-se.

Após pagamento, (PRÉVIO PAGAMENTO) somos convidados a sair do edifício, munidos de um papel mágico, já diferente do primeiro que nos foi dado, pela primeira recepcionista, e dirigimo-nos ao lado direito da loja, a 300 metros de distância, para irmos à zona de expedição levantar o produto cadeira espectacular.

E assim foi.

Na zona expedição somos informados, que temos que nos dirigir ao gabinete ao lado do armazém/expedição.

Objectivo: reverificação de novo do papel mágico, e ser passada uma guia de transporte e mais um outro papel – a factura definitiva se bem percebi, que nos será entregue para que nos dirijamos dois metros ao lado – ao armazém – e entreguemos o papel que nos foi dado nesta ( 3º) recepção, aos funcionários do mesmo para que estes vão buscar o artigo em questão.

E seguindo o ritmo burocrático deste destino manifesto os funcionários pegam em monta cargas e empilhadores e vão buscar o produto.

Isto tudo – os pormenores burocráticos – demoraram uns 40 minutos…

O deus dos empilhadores e dos monta cargas ajudou o empregado e este lá chegou com a caixa da cadeira embalada, que é entregue à saída do armazém, e o ótario cliente (isto é EU) lá carregou a caixa mágica da cadeira para o porta bagagens do carro. A 10 metros de distância. Estava pouca gente.

Tendo em conta que, do final do parque de estacionamento desta empresa até à porta do armazém, distam uns 250 metros, imagine-se, um parque de estacionamento cheio, mas com uma pessoa que tenha estacionado o seu carro no final do mesmo.

E que leve até ao seu carro – a 250 metros de distância – caixas com produtos pesados que vai levantar…

Pelo meio um dos funcionários confidenciou, que existem pessoas que, aos fins de semana e à noite chegam a estar duas horas à espera da entrega de material. E que o sistema de papeis é absurdo.

E também existem casos de extravios ou erros informáticos de material que é dado como estando em stock, não estando.

Mas já foi pago.

Negócios destes não gosto.

Mas isto é o capitalismo tipicamente português.

Muita imagem e glamour e nenhuma substância.

Escrito por dissidentex

25/09/2008 às 22:40

22 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. SANDY : Remeto-apara o comentário de 27 de Abril, 2009, 16,48.
    O objectivo do post não é atacar a Moviflor e beneficiar uma outra empresa.

    Quanto aos funcionários apenas posso acreditar no que diz em relação aos Açores.

    dissidentex

    21/06/2009 em 20:57

  2. Contudo o que li referente ao mau desempenho a nivel geral da Moviflor,sou completamente a favor de tudo o que constataram.Sou dos Açores;ilha de S.Miguel e o mesmo se passa por cá quanto a tudo isso.De facto já comprei muito por lá,porque fiquei sempre com o benifiçio da dúvida relativamente a çertos funçionários;ou seja pensei que provavelmente o atendimento geral mudasse com outros funçionários.CONCLUSÃO:Nada disso.Digamos até no atendimento acredito piedosamente que também é defeito de fabrico:-) … Funçionários esses;pela qual são EXTREMAMENTE arrogantes…mal formádos,etc.Aonde pareçe que ainda eles é que estão a fazer um favor espeçial ao cliente…aonde os mesmos quando vão a casa do cliente montar o material,passam o tempo a reclamar da empresa,dos colegas de trabalho,do dinheiro que deveriam ganhar,mas que naõ ganham…etc,etc,etc.Na nossa própria casa,ouve-se das mais variádas barbaridades ,inadmíssivelmente…aonde nós como clientes sentimo-nos mal,com tanta falta de educação.Pois a educaçaõ nasce-se com ela…Contudo, Aviso-vos: NAÕ Á MOVIFLOR…porque nos tempos de hoje não podemos admitir tanta falta de profissionalismo…aonde ainda vém reclamar que o emprego está dífiçil,pois realmente está…mas ai dém oportunidade de emprego a quem os mereçe….

    Sandy

    20/06/2009 em 16:39

  3. Eduardo: Também não deseje a Ikea por aí além porque eles também tem defeitos,não é só a Moviflor.

    dissidentex

    18/06/2009 em 12:52

  4. Bom… Moro no Brasil e aqui existe uma loja chamada Tok & Stock e ela é praticamente uma cópia da Ikea, mas vende a preços da Moviflor, bom a Ikea seria muito bem vinda no Brasil, mas a MOviflor com certeza teria problemas devido a burocracia na hora do pagamento e retirada do produto!

    Eduardo

    17/06/2009 em 3:54

  5. zanza: remeto-a para o comentário acima a este.

    dissidentex

    07/05/2009 em 19:06

  6. Su cliente da Moviflor do porto desde a abertura da mesma, e não tenho quiexas do Ikea fui lá uma unica vez comprar uma cozinha, resposta que obtive se não vier levantar a cozinha amanhã colocamo-la a venda. Na Moviflor têm o cuidado de nos avisar que as coisas estão lá guardadas para n´so isto para não falar na conforama a vergonha das vergonhas como tal discordo na integra destes comentários. pode haver burocarcia na Moviflor mas têm atenção e consideração com o cliente

    zanza

    06/05/2009 em 11:41

  7. Milady: eu não tinha qualquer ideia pré concebida anti Moviflor antes de ter ido à Moviflor.
    Nem me foi encomendada a critica.

    Digo-lhe que se for à Ikea e for atendido de forma absurda meto aqui um post na mesma.

    Quanto ao Ikea, não penso que existem lá coisas só boas porque não existem.Isso não existe emnenhum lado.

    O objectivo deste post não foi “arrasar a Moviflor e elogiar a Ikea, ou qualquer outra empresa. note-se.

    Além disso a comparação Ikea vs Moviflor em termos de transportes não faz sentido posta dessa maneira.

    A ikea “vende” o faça você mesmo; a Moviflor não vende isso.

    E a questão da guia de transporte conheço-a.

    Não percebi foi a intensa burocracia.

    dissidentex

    27/04/2009 em 16:38

  8. Boa tarde,
    Sou funcionária da Moviflor à cerca de 5 anos tendo começado pelo serviço Pós-Venda.
    Tenho que admitir que, antes de vir trabalhar para esta empresa, a ideia que tinha não era das mais favoráveis.
    Contudo, com o passar dos anos percebi que a empresa tem qualidade e a mesma tem vindo de dia para dia a melhorar. Não é a empresa perfeita, é certo, mas também não é o horror que a querem caracterizar.
    Antes de mais gostaria de de perguntar ao autor do tópico se já efectuou compras na IKEA. Eu já!
    Eu já fiz compras de mobiliário na Moviflor, na IKEA, e nas chamadas lojas de comércio tradicional e tenho a dizer que a incompetência de que nos acusam está longe da realidade.
    À cerca de duas semanas efectuei a compra de 2 estantes na IKEA, sendo que o peso de cada embalagem seria 35Kg e 20Kg, respectivamente e, ao contrário do dissidentex não tive nenhum funcionário para me tirar as embalagens do rack, nem nenhum funcionário para me ajudar a colocar as mesmas num carinho com menos de metade do comprimento das embalagens, nem um funcionário para me ajudar a colocar as mesmas dentro do carro… Percorreu 250 metros com uma cadeirita?!?!? Parabéns! Porque eu percorri muito mais a empurrar um carro que, era tudo menos, prático, ia torto, não fazia curvas…
    Quanto à burocracia… bem, depreendo que saiba que o transporte de mercadorias sem guia dá direito a coima, certo? Por isso é que na factura vem a matrícula da viatura onde o material vai ser transportado. Quanto às estantes que comprei na IKEA tive direito a um simples talão, que não levou nome, não levou matrícula, nada… Por sorte só tive que percorrer 15km com as mesmas numa das vias mais movimentadas do país e onde as nossas autoridades tanto gostam de efectuar operações stop.
    Para responder também à dúvida do Sr. Rezaf, quero só esclarecer que, em caso de extravio do documento de compra, só se o cliente tiver uma amnésia completa que não saiba sequer o seu n.º de telefone ou o próprio nome é que não será possível levantar o material pois, o nosso sistema tão burocrático permite fazer pesquisa de clientes pelos dados do mesmo.
    Não estou a dizer que a Moviflor é o modelo de perfeição a seguir, é um facto que em certos casos podemos sempre ser melhores, mas é nesse sentido que temos vindo a crescer.
    Como funcionária da Moviflor, que já efectuou serviço de atendimento ao cliente, tendo algumas das vezes atendido clientes malcriados e grosseiros, também posso afirmar que, por vezes, parte das reclamações têm origem no cliente e mesmo nesses casos tentamos ser resolver o problema ao cliente (mesmo quando o cliente afirma que lhe montaram mal o móvel e quando nos deslocamos a casa do cliente constatamos que o problema foi causado pelo cliente que se lembrou de arrastar o material de uma divisão para outra…)

    MiLady

    27/04/2009 em 13:23

  9. Bem… tendo em conta as situações aqui relatadas até têm tido sorte… eu comprei uma cama por cerca de 500€, de estrado elevatório, que ao fim de ano e meio caiu de um dos lados e ao fim de 3 meses do arranjo, caiu outra vez. E o mais giro é que de ambas as vezes disseram que demoravam cerca de 15 dias para me arranjarem a cama! Claro que das duas vezes disse que ia para um hotel e lhes mandava a conta o que fez que o problema fosse resolvido bem rápido. Mas até à resolução problema, além de ter de dormir num colchão no chão ou então na cama inclinada, tive ainda de ouvir barbaridades da vendedora de nariz empinado, que nem vale a pena comentar de tão ridiculas… Conselho: se tiverem algum problema do género peçam para falar logo com o director e caso não haja resolução à vista façam reclamação por escrito para tudo quanto é lado. A resolução pode demorar mais tempo, mas ficam salvaguardados.

    senhordasalmas

    24/03/2009 em 14:38

  10. Técnico: você não é da Moviflor.

    Ninguém da Moviflor quereria fazer um comentário tão danoso para a imagem da Moviflor como o seu comentário é.
    Ninguém que fosse mesmo funcionário da Moviflor chamaria palhaços aos clientes.

    dissidentex

    30/01/2009 em 11:09

  11. Ja ha varios anos que trabalho na moviflor e todos os dias apanho palhaços como estes que vem para aqui falar e reclamar,se acham que no ikea sao bem servidos força porque a moviflor nao precisa de palhaços que alem de ser antipaticos para os funcionarios da moviflor quando compram o material e nao querem pagar a montagem porque sabem acabam por voltar com o material danificado e dizem que ja vinha estragado,e mesmo assim a moviflor troca comko se fosse verdade e ainde reclamam clientes destes a moviflor dispensa.

    tecnico

    30/01/2009 em 1:08

  12. Jonh Pi. de facto concordo. Capitalismo não é isto…

    dissidentex

    28/01/2009 em 17:30

  13. Capitalismo não é isto. Capitalismo é poder escolher a concorrência. Viva o IKEA!
    (Não tinha ideia que a Moviflor era uma estupidez destas… Mas agora já sei, nem sequer experimento).

    John Pi

    28/01/2009 em 1:36

  14. Artur: o meu ponto nem sequer foi criticar o “compre em Portugal ou não compre em Portugal”.

    Até tinha boa impressão da Moviflor antes de lá ir. Ao ir lá, e foi para fazer um favor a uma pessoa que estava a 150 Km de Lisboa, fiquei desagradavelmente surpreendido.

    Mais ainda se o mobiliário, como diz, é feito na China, então a coisa ainda é pior…

    E é mal “comercializado” em Portugal.. de facto é.

    Abraço.

    E vá passando…este blog até já foi processado por causa do conceito”doa a quem doer…”

    dissidentex

    27/01/2009 em 17:24

  15. @ DX

    “compre em Portugal, compre o que é nosso”.

    Bem, a verdade é que a Moviflor e outros “revendedores”, estão a ir buscar os produtos à China e a outros países de leste, logo, nada disso é “feito em portugal”.

    O mais que se pode chamar é: “comercializado” (e mal) em Portugal.

    Trabalho no ramo do mobiliário e posso garantir que 80% do mobiliário comercializado em portugal, ultimamente, tem a China como principal fornecedor, e a Moviflor a percentagem deve rondar os 99%.

    Abraço,

    ps: Apesar de tudo, gostei do post. Parabéns …
    A blogosfera é transparente e factual, e a verdade aparece sempre nos blogs … doa a quem doer!!

    Artur

    27/01/2009 em 16:50

  16. realmente só para ótarios comprar na moviflor,hoje fui á loja de alfragide e perguntei a 1 funcionário aonde estava exposto 1 roupeiro que vinha na publicidade (209)€ este indicou-me o sitio ,passados 15 m de procura e nada voltei a outro funcionário e fiz a mesma questão a resposta foi a mesma e eu disse: olhe amigo não existe nada deste roupeiro e tanto o 1º como o 2º funcionário não se ralaram com a situação ,após ter ido ter com o3º e por estar junto da seçcão lá foi comigo e constatámos que o tal roupeiro n existia ,mas o parvo (eu) do cliente passei 35m a andar de 1 lado para o outro em busca de alguem para perguntar sobre o tal misterioso roupeiro será 1 prloblema de mão de obra barato?ao chegar a casa liguei p rio de mouro a confirmar se tinham exposto o tal móvel ,mas!!!!que para entrega só abril que boas promoções fui ao ikea e o tratamento 5*** assim dá gosto gastar o dinheiro,adeus moviflor ,olhem que cada x á menos ótarios

    luis

    30/11/2008 em 21:56

  17. vão mas é ao IKEA, que lá têm que ser vós próprios a carregar as coisas, já para não falar que até chegarem ao armazém também já devem ter percorrido umas boas centenas de metros na exposição, no armazém tipo “bazar”, com tralhas às costas e ainda por cima têm que carregar tudo até ao REAL armazém, que primeiro que encontrem o que querem é um dia de juízo…
    vão mas é trabalhar, ó…

    vãomasétrabalhar

    24/10/2008 em 22:15

  18. Steed: concordo.

    Tudo é ridículo aqui. Só não achei tanta piada porque se passou comigo. E já avisei a senhora que vive a 150 km de Lisboa para não me voltar a pedir nem à minha mãe para comprar móveis na Moviflor.

    Não sustento “chicos espertos” mesmo que eles tenham um “P” de “compre em Portugal, compre o que é nosso”.

    dissidentex

    30/09/2008 em 19:11

  19. Há quem tenha vontade de chorar com estas coisas. A mim dá-me uma vontade imensa de rir…

    Isto é tão mas tão ridículo!

    Mr. Steed

    30/09/2008 em 18:13

  20. Pois é

    Miguel

    30/09/2008 em 0:03

  21. Rezaf: o problema na Moviflor é exactamente esse.

    O que eu vi foi uma burocracia imensa, apenas feita para resolver os problemas de logística da Moviflor, e não para satisfazer os problemas do cliente.

    Tudo isto disfarçado de “estilo” e aparência por parte dos empregados que apresentam uma imagem da empresa,que não condiz com o que a empresa oferece ao cliente.

    Já para não falar em problemas concretos como seja, por exemplo, um erro informático, que atribua mal um artigo em stockagem quando este não existe e depois, é vendido como existindo.

    Depois a pessoa vai para o levantar e não existe.
    Nessa altura qual são os direitos do cliente?
    Vai a tribunal resolver o assunto?

    Eles colocam o cliente em completa desvantagem, obrigado a esperar e adquirir o produto e depois a ter que o ir buscar por sua própria conta e arriscando-se a imponderáveis como, por exemplo, aquele que tu descreves.

    Mas aí dizem-te. olhe a responsabilidade é sua.

    Ok, está bem.
    Lá não compro mais nada e apenas aviso os meus amigos e conhecidos para lá não comprarem nada.

    dissidentex

    26/09/2008 em 10:12

  22. Já fui à moviflor de alfragide comprar uma mesa e foi exactamente por isso que passei. Agora pergunto-me: o que aconteceria se, durante a minha ida até ao armazém com o papelinho em mão, viesse uma rajada de vento tão forte que arrancasse esse mesmo papel da minha mão? O que aconteceria se por alguma razão, o papel desaparecesse? Será que depois a senhora do armazém me diria algo do tipo “olhe, e tudo o vento levou”. Mobília e dinheiro.

    Rezaf

    26/09/2008 em 9:57


Os comentários estão encerrados.