DISSIDENTE-X

O APPEASEAMENT E A CENSURA em todo o seu esplendor…

leave a comment »

Fonte: Jornal expresso online de quinta feira, 20 de Dezembro de 2007

Sobre: appeaseament na livre Inglaterra …

Porque: mostra o triste estado das coisas.

Correlacionado com: a notícia de que se queimam livros por aí….

————————

Kirsty MacColl com os Pogues

Rádio da BBC censura música de Natal

A letra da versão original da canção “Fairytale of New York” foi alterada porque podia ser “considerada ofensiva” pelos ouvintes da estação britânica. Tudo por causa das palavras “faggot” (maricas) e “slut” (vadia). (Veja no fim do texto o vídeo da música)

Paula Cosme Pinto

O clássico natalício “Fairytale of New York”, de Kirsty MacColl com os Pogues, foi censurado pela Radio 1, da BBC. Em causa estão alguns excertos da letra, onde são usadas as expressões “faggot” e “slut”, em português “maricas” e “vadia”, palavras que a estação de rádio britânica disfarçou numa versão editada que passou durante a manhã de anteontem, terça-feira.

A versão original do clássico, que é uma das canções de Natal mais populares de sempre no Reino Unido, remonta a 1987. Segundo a Radio 1, a letra da música teve de ser alterada porque “alguns ouvintes podiam considerá-la ofensiva”.

Em directo num programa de rádio de uma estação concorrente, a mãe da falecida Kirsty MacColl – que morreu num acidente no México, há sete anos – manifestou o seu desagrado pela nova versão de “Fairytale of New York”, afirmando que se trata de “uma decisão ridícula” da Radio 1. O porta-voz dos Pogues também reagiu, salientando que o grupo “acha engraçado como uma canção de Natal que tem sido das mais queridas do público, de repente possa ser considerada ofensiva”.

Num comunicado, a Radio 1 tentou reverter a situação, dizendo que “depois de uma análise cuidadosa”, concluiram “que editar a canção dos Pogues foi errado”.

A polémica em torno do clássico natalício levou milhares de internautas a procurar a canção no YouTube, onde a censura da letra tem sido tema de discussão nos últimos dias. Mais de 1.650 comentários foram deixados no videoclip de “Fairytale of New York”, que já foi visionado mais de 526 mil vezes. Entre os utilizadores do site de partilha de vídeos, a opinião é unânime: esta é “uma das melhores canções de Natal de sempre” e censurar as palavras “faggot” e “slut” é “uma idiotice”.

————————————-

Entretanto há algum tempo atrás, em 6 – 10 de 2007, dizia-nos o Folha de São Paulo que:

Pais ingleses queimam livros infantis sem final felizUma associação de pais britânicos, a favor de queimar os livros infantis sem final feliz, organizou para o fim deste mês uma série de “Fogueiras dos Livros Maus”, convidando outros pais a levarem os volumes “pouco alegres” para jogá-los ao fogo, informou o “Daily Mail”.A “Happy Ending Foundation” considera que a vida já submete as crianças a amarguras e “coisas feias” demais e, por isso, é preciso “protegê-los” contra as histórias “deprimentes”.Além disso, por ocasião da Semana dos Livros Infantis, que começa na próxima segunda-feira, os pais da entidade escreveram para bibliotecas e escolas, convidando os responsáveis dessas instituições a tirarem de sua estantes os livros que julgarem “controversos”.

As reações foram imediatas e, em sua maioria, negativas: para alguns, a “Happy Ending Foundation” lembra os nazistas, que queimavam publicamente os livros que não aprovavam.

Para a semana: pessoas que não sorrirem e gostarem muito disto tudo serão chicoteadas por cometerem esse crime horrendo.

Daqui a 15 dias: quem não aceitar ser escravo, será morto no local .

Anúncios

Written by dissidentex

20/12/2007 às 17:15

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: