DISSIDENTE-X

GESTÃO DA REPUTAÇÃO ONLINE .EBOOK MARKETING DE BUSCA.

leave a comment »

No blog Marketing de busca, o António Dias, ilustre autor do mesmo, decidiu publicar um guia da reputação online. Ou seja, um guia de gestão da reputação de uma pessoa que navega na Internet. O Ebook já foi publicado há algum tempo, ( Julho de 2007 ) mas continua actual. É um pequeno guia relacionado com dados pessoais que, qualquer utilizador, deixa listados em sítios ou blogs que visita, fotografias suas que o expõem (podem expor; positivamente ou negativamente), e demais aspectos relacionados com privacidade, imagem pessoal ( entendida como a imagem pessoal publicada online); qual a reputação que se cria, o que se deve fazer ou não fazer para evitar problemas ou potenciais problemas.

O propósito do guia é orientar e fornecer pistas descritivas e de reflexão sobre o comportamento a ter dentro do mundo da Internet e diferentes anexos do mesmo. O Ebook está seccionado e segmentado para ser exaustivo, mas não é chato ou de difícil leitura mesmo para os leitores licenciados em Engenharia na Universidade Independente.Fornece exemplos comparativos de determinadas situações que se podem encontrar exemplificando como as aparências iludem e casos práticos teorizados acerca de hipotéticas situações ou não tão hipotéticas quanto isso; que possam, eventualmente, suceder a alguma pessoa que navegue “à balda”, sem se dar conta dos rastos que deixa para trás.

O livro tem um preço muito em conta; é barato porque é gratuito. Pode ser retirado directamente da página do António Dias – GUIADAGESTÃODAREPUTAÇÃO-MARKETINGDEBUSCAo Marketing de Busca – e resulta da compilação de vários posts e reflexões publicadas no Marketing de Busca, bem como de alguns anexos que depois foram reescritos pelo próprio António Dias e pelo acrescentados ao Ebook. Possui também uma entrada com um pequeno Texto do Bruno Amaral, licenciado em comunicação social, indicando qual a sua posição, derivada da experiência académica, (mas não só) quer da experiência pessoal do Bruno Amaral em blogs e sites, quer sobre a melhor forma de divulgar informação pessoal online.

Ebook em formato PDF. 12 páginas em formato A4. Transcrevo as secções do livro em índice exemplificativo:

I – A primeira etapa de uma correcta gestão da reputação pessoal online consiste em tomar contacto com os resultados e estar preparado para os resultados que possam urgir nas primeiras páginas.

II -Para remediar o que tem cura apresento instrumentos à disposição de uma gestão passiva da reputação.

III – Por fim, e porque não é indiferente a ordem pela qual o ser humano recebe e processa as informações, deixo alguns conselhos para transformar as ameaças em oportunidades.

  1. Ensina coisas muito simples como “Googlar o seu próprio nome”;
  2. alguns cuidados a usar o Google nas pesquisas relacionados com o seu próprio nome no Google;
  3. apresenta o caso teórico de uma empresa fictícia criada e demonstrando com 10 situações diferentes de casos práticos de teste;
  4. como se pode ser vitima de má interpretação por terceiros; por exemplo, agências de recrutamento e emprego, que buscam informação deixada na Internet;
  5. ensina a limpar a sua reputação online,
  6. excluir a página do seu site/blog dos motores de busca etc.

Útil, nos tempos que correm.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: