DISSIDENTE-X

PORTUGAL WEST COAST, dinheiro mal gasto.

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O ministério das Finanças ?! e o ministério do turismo fizeram uma campanha publicitária para vender melhor o nome de Portugal. A campanha é profundamente tosca. O conceito da campanha é poderosamente cretino. Pega-se num conjunto de portugueses, supostamente muito famosos ( só um é que é de facto, muito famoso à escala planetária, mas isso agora não interessa nada … ); mete-se a cara “sedutora”, “sonhadora”, “lânguida”, “máscula”, dos mesmos nuns cartazes modernaços, cheios de azul marinho, em fundo branco (olha, é parecido com o template deste blog … que surpresa original … ) imagens de praias desertas e sol, ( o lixo das praias já está na incineradora do Outão …) para vender turismo e serviços, e tentar passar a imagem de que Portugal é a Califórnia da Europa. Penso que era isso que as entidades (M. Turismo) que pensaram nesta campanha – se é que pensaram – tinham em mente. Vai-se buscar um fotografo inglês ( que apropriado, não existiam fotógrafos portugueses capazes de fazer isso …) para fazer uma campanha de promoção de Portugal.

A clarividência e o alcance estratégico desta ideia é notável. Tendo em conta que o mercado inglês de turismo está mais que garantido escolhe-se um profissional inglês. Que visionários…

O resultado é este.

PORTUGALWESTCOAST1

O que está em cima é o “Portugal West Coast”.

Proponho uma visão alternativa: o “Portugal Wild West”. Aqui também concordam, mas são mais meigos e ternos ( pertencem a facção West Coast … da delicadeza …). Já no site da empresa de publicidade BBDO está publicada uma dissertação de mestrado, que foi transcrita pelo jornal público, em que o responsável da empresa explica o ?! conceito a que obedeceu esta bacalhaozada. Hilariante, a demonstrar que a publicidade está pelas ruas da amargura em Portugal. Passo a citar:

” … O West é também um lugar mítico, um lugar de sonhos onde a terra “desagua” no mar, para onde se vai mudar de vida. Por fim, de um ponto de vista político, o West tem sido sinónimo de desenvolvimento e democracia. Ao sermos West beneficiamos destas associações e saímos do Sul. “

BOINK!

“…(Não é a primeira vez que tal é feito. A campanha anterior, “Warm by Nature”, baseada na proverbial simpatia do nativo, reflecte também a ideia do português como serviçal de hotelaria).”

PORTUGALWESTCOAST2

Registe-se que existem portugueses que vêm outros portugueses apenas como serviçais de hotelaria para servirem estrangeiros.

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Written by dissidentex

18/01/2008 às 8:16

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