DISSIDENTE-X

ECOLOGIA, Eco sistema de Vallecas.

leave a comment »

Em Madrid, está-se, nos dias que correm… a construir uma estrutura chamada “Eco Boulevard de Vallecas”. Vallecas é um bairro da cidade de Madrid, bastante conhecido, onde milita a equipa de futebol do Rayo Vallecano (segunda divisão espanhola).

ECOBOULEVARDDEVALLECAS1

A ideia é criar um embrião, um prototipo de projectos arquitectónicos e urbanísticos, baseados na “pesquisa e desenvolvimento” e no design que influi sobre o meio; contrapondo essa ideia ao “design passivo” de edifícios. O design passivo é uma arte muito desenvolvida em Portugal, com a proliferação de caixotes de cimento, quadrados, amontoados uns nos outros que caracterizam o pitoresco deste magnifico sitio a que todos nós nos orgulhamos muito de pertencer.

A ideia deste ecossistema é criar uma área sustentável e sem originar problemas ambientais, não só no que à poluição diz respeito, mas também, à visão do que deverá ser uma estrutura moderna que não fira os olhos quando a olhamos. Uma visita à página da empresa responsável pelo conceito e ao blog revela que o design é rei.

ECOBOULEVARDDEVALLECAS2

A estrutura é completamente auto suficiente, gerando toda a energia necessária para se auto sustentar através de painéis solares.

A estrutura é feita de materiais reciclados.

O projecto resultou de um concurso público criado pela Câmara municipal de Madrid, em 2004. Era pedido aos concorrentes ao mesmo, aos designers, que criassem um local ao ar livre que transformasse o espaço e a visão do mesmo ao redor da nova arquitectura a construir.

O projecto foi feito também, com a ajuda de um programa europeu, chamado “Environment Life” ou “Life program”. E foi a Urban ecosystems que ganhou a competição com este projecto.

Cada uma das torres de construção tem características de “arvores de ar” e visa condicionar o ambiente envolvente. Como são construidas agora, mas as verdadeiras arvores à volta demorarão vários anos a crescer; a própria construção deverá ter ela mesma, vegetação e arvores lá inseridas. Para assim funcionarem como “evaporadores – transpiradores” e baixarem a temperatura, criando espaços mais condicionados e com temperaturas mais baixas 10 graus.

ECOBOULEVARDDEVALLECAS3

  1. Para as poucas pessoas que lerem isto, seria interessante que fizessem a comparação com a Câmara Municipal de Lisboa.
  2. E que façam a comparação, com o discurso ecológico português, quer do actual governo, quer de um qualquer outro governo de outro partido político.
  3. E que olhem para as restantes magnificas cidades portuguesas e respectivos arredores e subúrbios.
  4. E retirem conclusões, acerca da competência e da capacidade da elite portuguesa em, supostamente, gerir este país ecologicamente e não só.
  5. De caminho, retirem também conclusões acerca da capacidade dos gabinetes de arquitectura portugueses e do seu design e criatividade e comparem com isto.

ADENDA: Post Ecossistema da Damaia Amadora

Anúncios

Written by dissidentex

22/01/2008 às 22:03

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: