DISSIDENTE-X

HISTÓRIA DE PORTUGAL

leave a comment »

Post do blog Macroscopio

Transcrito na totalidade

Um Mestre e quase Doutor em História lança um apelo algo inovador…

ecocasa-panasonic3.jpg

 

” Eu gostava de dizer a este quase doutor em História que não desanime e continue a lutar, mais tarde ou mais cedo encontrará uma função compatível com a sua vocação, formação e qualificações. Terá é de persistir sem nunca perder de vista duas linhas: a do horizonte e a do zenite. Pois quem lhe escreve é também um doutor em Ciências Sociais – e que sabe, de experiência feita, que a lógica dos partidos, enquanto máquinas partidárias, é tudo a mesma treta, os jotinhas de todos os partidos (apesar de jovens), comportam-se como velhos sabujos engrachando tudo aquilo que lhes garanta um lugar no aparelho.

Mais parecem gatos na praia à chegada dos pescadores, dirigem-se imediatamente para o chefe da traineira: primeiro querem ser assessores, depois deputados da nação, depois ambicionam ser qualquer outra coisinha, desde que a lógica seja sempre socialmente ascendente e, de preferência, a função tenha carro e motorista, que é isso, na cabecinha dessa gente, dá estatuto.

Mas quando se fala com eles percebe-se o que sabem, o que valem e para onde vão, e até donde vieram. Portanto, em matéria de partidos políticos estamos conversados, são máquinas que ora trituram, ora aproveitam as pessoas no quadro da conjuntura e da correlação de forças que, no momento, se estabelece.

Mas, na essência, essas multidões que se reunem em torno dos partidos, de todos eles, e não apenas do centrão com vocação de poder desde o post-25 de Abril, não passam de multidões de homens que não formam uma verdadeira comunidade, mas sim um campo aberto e sinuoso de poderes rivalizando entre si, como diria Eric Voegelin.

Numa palavra, diria a esse candidato a um emprego que retirasse a sua última linha (que só diminui o estatuto da História – área que professa) e continue a acreditar e a trabalhar naquilo que melhor sabe fazer, mais tarde ou mais o céu ficará azul.

Imagem picada aqui e aqui

E, já agora, devo dizer que achei verdadeiramente delicioso o leitmotiv deste blog – Reflexão de um cão com pulgas, cujo subtítulo segue infra:

Este estabelecimento tem matraquilhos e snukre, o café não é barato mas ofrecemos o açúcre ”

« O texto na imagem diz o seguinte: »

“”” Licenciado, mestre e doutorando em História e História da arte, com artigos e livros publicados,procura emprego compatível com habilitações. Se ajudar, está disposto, (embora contrariado) a filiar-se no partido socialista ou outro. Aceita mudar de nacionalidade. “””

” Resposta em carta a este Jornal ao nº 2063 ”

Anúncios

Written by dissidentex

09/02/2008 às 18:47

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: