DISSIDENTE-X

EQUADOR. ILHAS GALÁPAGOS.

leave a comment »

Em 2001, um navio petrolífero que passava ao largo das ilhas Galápagos acertou num recife e começou a derramar petróleo. Vinha carregado com 150.000 Galões = 567.81 Litros de petróleo para ser refinado.

As ilhas Galápagos são um dos mais perfeitos e frágeis ecossistemas naturais do mundo onde habitam as celebres tartarugas de 300 quilos. Ficaram em risco inúmeras espécies de fauna e flora que ficaram conhecidas através dos primeiros estudos de Charles Darwin.

O desastre acabou por não acontecer devido a limpezas feitas pelos voluntários e por membros do parque de conservação das Galápagos. Mas a visão de milhares de litros de petróleo a boiar ao largo despoletaram uma iniciativa internacional.

E no dia 18 de Fevereiro o presidente do Equador, lançou, ao celebrar os 500 anos da descoberta das Galápagos, um programa para erradicar o combustível fóssil na área, até 2015.

GALAPAGOS-WIND POWER1

 

O governo do Equador, um programa das Nações Unidas e oito das maiores companhias de electricidade mundiais lançaram o San Cristobal Wind project, para criar um sistema híbrido «painéis solares- combustível fóssil- turbinas eólicas» para fornecer as necessidades dos 30 mil habitantes do arquipélago.

GALAPAGOS - WINDPOWER2

 

Um dos países que entraram neste projecto foi a Espanha.

GALAPAGOS WIND POWER 3

Em Portugal numa área turística, que à nossa escala, tem a importância que o arquipélago das Galápagos tem para o Equador, o governo português apresentou sozinho 670 milhões em investimentos turísticos a serem feitos na costa alentejana, isto no dia 16-01-2008.

O que equivale a dizer que do ponto de vista ambiental a zona alentejana morreu.

São estas as diferenças entre o país do terceiro mundo Equador e o país pertencente à Comunidade Europeia, Portugal.

Uns defendem o património, e apostam a longo prazo. Outros apostam na miragem da criação de empregos de pouco valor acrescentado, onde, aos portugueses, apenas é destinado o papel de meros lacaios de serviço.

Anúncios

Written by dissidentex

26/02/2008 às 17:28

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: