DISSIDENTE-X

BLOGOSFERA PORTUGUESA, esquerda e direita.

leave a comment »

No dia 24 de Setembro de 2007, criei um esquema onde analisava alguns dos blogs portugueses da área de política, ou pelo menos, que pensam que se dedicam à política. O esquema mostrava-os através de um ranking/autoridade desenvolvido pelo programa Technorati.

Não era “cientifico”, no sentido de ser uma amostra com dados numerosos. A escolha dos blogs foi aleatória – baseava-se no que eu conhecia de forma mais próxima e além disso não observei todos os blogs que existem – todos os blogs políticos entenda-se, dado enorme número.

Contudo, esse “esquema” mostrava aplicado a alguns blogs uma relativa correlação de forças dentro da blogosfera portuguesa. Era uma amostra significativa da inversão de muito a nível da blogosfera e do que ela deveria ser e não é …… vale o que vale.

A escolha é obviamente subjectiva. Existiam blogs que entrariam aqui, e que não estão, isto, quando o Esquema 1 foi feito, em Setembro de 2007.

Esquema 1 ESQUERDA - DIREITA CORRELAÇÃO DE FORÇAS - 24 SETEMBRO DE 2004

NO LADO DIREITO:

À época os blogs da “direita” eram dois que podiam ser conotados com o PSD (Abrupto e Quarta república) ; embora o abrupto deva mais ser conotado com a pessoa habilidosa que o faz, do que outra coisa…

Outros 3 blogs são neo cons ou neo liberais ou neo qualquer coisa, embora no caso do “Insurgente” este é composto por doidos certificados que fugiram de um sitio qualquer.

Ainda sobre o ” 31 da armada”; é composto por alguns ” ex Jornal Independente” se não me falha a memória e por filhos de “pessoas bem”… com apelidos em que a expressão ” de” aparece sempre…

O blog Portugal dos pequeninos é de um ex PSD, Ex-Maçon, Ex- PS, Ex comunista na juventude, actual católico apoiante de ratzinger, se bem me parece.

NO LADO ESQUERDO:

Do lado esquerdo dois são oficialmente e oficiosamente do Bloco de Esquerda (Aspirina B e Arrastão). Um deles é a versão senso comum e o outro é a esquerda explicada às massas urbanas por intelectuais que falam de cima para baixo.

Um outro que acabou no dia 10 de Setembro de 2007 ou no dia 20 de Setembro de 2007 consoante a opinião de cada um dos participantes que trocavam entusiasmados galhardetes, na época, (Tugir) era vagamente um blog do PS.

Outro é vagamente um blog do PS ( Bichos carpinteiros) ou da pseudo ala esquerda do PS que fala mais à esquerda quando existem governos de direita em funções, e mais à direita quando está em funções. É liderado em número de posts por esse eminente e conhecido personagem que dá pelo nome de Medeiros Ferreira; um contra equivalente ao Senhor Pacheco Pereira no que toca a falar de política supostamente com ironia e distanciamento do poder… um Maquiavel de Sofá.

O blog “5 dias.net” foi para onde fugiu a dona Joana Amaral Dias após ter sido mandatária da juventude da candidatura à presidência de Mário Soares (que também permanece com o nome de colaboradora no Bicho carpinteiro). A ideia inicial eracriar um “Dream Team” de 5 magníficos que postariam uma vez por semana. Agora já são 10 ou 12 colaboradores,tudo á molhada, estilo orgia pós-moderna…

O Esquerda Republicana é um blog de esquerda não alinhado partidariamente, mais vocacionado para a defesa de valores como a laicidade do Estado, a República, a ciência, etc… Já foi melhor…

Conclusões:

Grave:

  • Não existem blogs de esquerda “normais”( possível excepção E. Republicana),
  • Apenas existem blogs de neo cons e de gritaria de esquerda estilizados de acordo com a lógica Bloco de esquerda (embora actualmente menos) mas com imenso ranking/autoridade o que é estranho;

Perplexidade 1:

  • Eleitoralmente, estes blogs de direita (quase todos) se avançassem para eleições formando um partido político, tendo em conta as parvoíces totalitárias que normalmente defendem nem 2% de votos tinham.

Perplexidade 2:

  • As franjas do debate político parecem maiores em número e influência do que efectivamente são. Isto demonstra várias coisas:
  1. que o ambiente político- social é distorcido;
  2. que existe espaço político/social para que as franjas radicais assumam muito maior protagonismo do que deveriam ter, numa sociedade mentalmente sã.

Perplexidade 3:

  • Os supostos blogs de esquerda “normais”- partidários, aqui considerados como sendo o “Tugir e Bichos carpinteiros” (que não o são…) eram, à época um festival de desvios de discurso constante e de vácuo no discurso.
Nota 1:

À época podia ter inserido os Blogs socialistas “Causa nossa” do senhor Vital Moreira ou o “Canhoto” do Senhor Paulo Pedroso, mas não me apeteceu falar de apparatchiks – ou seja, eram e são ( um deles) um blog que funciona como caixa de ressonância das mensagens do Governo do PS (Causa-Nossa).

Nota 2 :

Também não inseri a, “Atlântico”.

Suposto projecto – blog – canteiro – arquivo – viveiro – jornal – revista – de um think tank neoliberal ou lá o que é aquilo, e os tipos que a fazem julgam ser aquilo, mas também não me apeteceu. Quando quiser saber alguma coisa mais profundamente de estado Mínimo vou ler o Nozick.

Nota 3 :

O Ranking technorati é um instrumento de medida de relevância de blogs que se mede através de ligações de uns para outros, consoante a importância, quantidade, etc. É evidente que só quem tem a ferramenta instalada é que aparece no ranking.

  1. A diferença de influência e de importância traduzida em visibilidade nos motores de busca é significativa a favor dos blogs de direita.
  2. A diferença de influência entre os blogs de esquerda normais ( quase inexistentes) e os blogs feitos por pessoas que defendem ideias minoritárias – extremamente minoritárias na sociedade portuguesa é ainda mais avassaladora.

Isto é válido quer para blogs de “esquerda” quer para” blogs de direita”.

Nota 4: a expressão “domínio próprio” significa que os blogs estão alojados num servidor próprio pago, e não em ferramentas livres , isto é gratuitas, como o Blogger, o wordpress,, o Sapo.pt, etc…e muitas outras…

Amanhã: a situação 5 meses meses depois. Acrescentos.

Anúncios

Written by dissidentex

06/03/2008 às 14:19

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: