DISSIDENTE-X

SIC PATROCINA A CENSURA.

leave a comment »

Hoje, dia 29 de Maio de 2008, na democrática República portuguesa, observo um telejornal da estação de televisão SIC. O repórter de nome Medeiros desenvolve aquilo que julga ser uma “reportagem”, sobre “os perigos da Internet”. Fala com Miguel Sousa Tavares e este defende formas de censura sobre a Internet, porque, existiu uma pessoa que publicou um blog onde emitiu calúnias sobre, creio, o livro de Sousa Tavares – Equador.

Devemos parar o país todo apenas e só porque alguém infligiu prejuízos a Sousa Tavares. Devemos adoptar a censura – Tavares exigia que se começasse a aplicar um registo prévio a qualquer pessoa antes desta usar um computador e abrir um blog, se percebi bem a ideia. Só faltou defender um juramento perante um padre.

Em seguida passou-se para o inefável Pacheco Pereira, o campeão da defesa da censura. Este defende que o anonimato deve ser proibido em blogs, excepto nos casos em que as pessoas façam denuncias sobre casos em que pelo facto de as fazerem isso lhes possa trazer perigos ou em casos em que a denuncia sob anonimato vise defender terceiros. Se bem percebi e me lembro.

Defende ainda que os blogs passem a estar registados como órgãos de comunicação social?!?!?!

Após, esta singela defesa do totalitarismo por causa da calunias e difamações em blogs, um problema que aflige particularmente estes dois vultos intelectuais da nossa pátria, que, desde o aparecimento dos blogs em toda a dimensão que estes alcançaram perderam espaço e divulgação na imprensa escrita, e credibilidade por arrasto, e consequentemente, perderam ou podem vir a perder rendimentos precisamente derivados disso, temos o painel de comentadores.

Os comentadores são todos a favor da censura.

Mas antes de estes explicarem porque é que são democraticamente a favor da censura, surge outra peça de pseudo jornalismo. Pelo meio fala-se também de jovens e crianças e dos perigos da Internet e do mais que houvese. Tudo numa salada russa de confusão indescritível.

E passa-se a uma outra peça, escrevia eu, onde uma agente comercial de telemóveis de 30 anos de idade de Albufeira, está muito perturbada porque inseriu fotos suas em fato de banho, num perfil do HI5, e começou a notar ter 60 pedidos de troca de contactos e emails, quando antes tinha 5 pedidos.

Tal deveu-se, porque, salvo erro, a revista 24 horas, publicou ou tem uma rubrica chamada “as miúdas do HI5” e estas fotos lá apareceram e a senhora sentiu-se invadida na sua privacidade. Parece que vai processar a revista por esta ter publicado fotos disponibilizadas num local público de livre vontade pela agente comercial de telemóveis.

Brilhantes reportagens se fazem com toda esta ladainha confusa e destrambelhada onde se misturam blogs com redes sociais, plágios com recusas do anonimato, jovens e adolescentes com terrorismo…

É verdade. Esqueci-me de mencionar que o painel de comentadores é composto por Moita Flores, ex agente da polícia judiciária e actual Presidente da câmara municipal de Santarém, Rogério Alves, ex-bastonário da ordem do advogados e advogado e José Gameiro, psiquiatra – todos reputados especialistas em assuntos informáticos.

Moita Flores, nessa qualidade ou na qualidade de presidente da câmara de Santarém( não ficou claro isso) mencionou também, o facto de existirem terroristas que falam entre si através de blogs. E mensagens cifradas.

Foram 30 minutos de lançamento de pânico, de desinformação, de ataques continuados e sistemáticos à democracia, de exigências de construção de mecanismos de censura.

Em 2006 fazia um blog com outra pessoa. (Foi apagado em parte devido ao que se vai explicar a seguir) Quer eu, quer a outra pessoa que o fazia, fomos ameaçados por um blogger de que este iria falar com “os nossos patrões” acerca do facto de, quer eu, quer o meu parceiro de blog estarmos a fazer artigos que contrariavam as ideias do senhor que nos ameaçou, (e que até tem um blog aberto em nome próprio e é um conhecido militante do partido socialista) situação despoletada, devido a um erro meu num artigo em que troquei o nome desse senhor pelo nome do colega dele de blog, ao transcrever um post do blog deste senhor e do colega dele.

De facto existiu o erro, não propositado na altura e devidamente explicado, mas depois existiu a tentativa de nos induzir quer a mim, quer ao meu parceiro de blog, não só na auto censura, como ameaçando com ataques á vida privada, quer minha, quer do meu parceiro.

Na altura eu assinava com o meu nome próprio – um nome verdadeiro mas que nada dizia (nem diz) a ninguém, uma vez que não sou figura pública (felizmente).

A pessoa que fazia o blog comigo assinava com um pseudónimo (porque eu insisti para tal), uma vez que, dada a natureza da sua ocupação profissional e o facto de depender de um organismo estatal tal assim o obrigava para obter uma certa protecção e privacidade.

Se fosse conhecido o verdadeiro nome da pessoa que fazia o blog comigo – como aliás foi revelado publicamente pelo senhor que nos ameaçou – junto de certas pessoas em certos sítios, e no próprio blog indicando ligação para um artigo publicado em nome próprio dessa pessoa que comigo fazia o blog, esta teria visto 4 anos do seu trabalho serem ameaçados e possivelmente irem por agua abaixo.

No meu caso comecei a detectar nos motores de busca buscas ao meu nome – normal – mas o que já não era normal era o facto de as buscas ao meu nome estarem acompanhadas do nome da localidade onde vivo. Algo que já não é comum. O que quer dizer que o IP foi rastreado e bem rastreado.

É ou não normal eu agora usar um pseudónimo?

Para os defensores da censura como o senhor Pereira, o senhor Tavares, e a estação de televisão SIC e os interesses por detrás dela não é normal.

O pseudo debate de 30 minutos acabou – após 29,5 minutos de lançamento de pânico e ameaças de penas de prisão para tudo que se mexesse – acabou, escrevia, com a publicitação à nova página da SIC, que “ir lá é seguro”, pela voz melodiosa do senhor Rodrigo Guedes de Carvalho, Pivot da SIC.

O mesmo que, salvo erro, na capa de um jornal de ontem aparecia a dizer que a RTP copiou ou plagiou o logotipo da SIC.

Se os blogs retiram público a páginas de empresas, não haverá conflito de interesses, em apresentar-se reportagens falando dos perigos da Internet e mencionando como elementos de perigo, os blogs, que até são quem retira público a páginas de empresas?

ADENDA:

pensando ser eu o único ( mas que pedante…frustrado e narcisista agarrado a um blog para combater a solidão como disseram os especialistas e também algumas pessoas na caixa de comentários do artigo “cartão da selecção nacional”…) a ter reparado na idiotice da pseudo reportagem verifico que afinal existem mais pessoas atentas – bastantes até. Afinal ainda há esperança (e alguns seres que pensam…) para este país de drogados pelo futebol.

No blog ponto sapo, um perigoso terrorista não só fez um post sobre o assunto, para subverter a pátria, como insere o vídeo onde se mostram as asneiras que se dizem no referido programa.

E insere mais ligações para mais 7 ou 8 blogs que repararam no mesmo. Graças a Deus se ele existir.

Alguns posts de outras pessoas relacionados com o programa:

iPhil – Choque…
guronsan – O Cyberterror
Tenho algo a dizer sobre… – Internet, blogs e afins
Ainda pior blog – Difamação na Blogoesfera
lisbonlab – Aqui e agora: os perigos da Internet
Fu-Bar – Artigo Vergonhoso na SIC contra blogs
Sylbiah – Internet
Afectado – Ensaio Sobre a Blogoesfera
Charquinho – Os perigos da Internet e os da Ignorância de Moita Flores

Sugiro leitura de todos especialmente do segundo, onde o seu autor Guronsan já se protegeu num abrigo nuclear contra os blogs.

E desligou o computador.

A bem da nação. Publique-se.

ADENDA 2

A educação do meu umbigo – um blog que foi atacado visualmente no referido programa de patrocínio a censura. Provavelmente e de forma indirecta por questões relativas ás posições e audiências de quem o faz, o senhor Paulo Guinote

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: