DISSIDENTE-X

WWW.SABINE77.WORDPRESS.COM

leave a comment »

Por vezes tem-se surpresas muito agradáveis. A minha querida amiga Fátima Cordeiro ( também conhecida por Sabine) que eu, aliás não conheço pessoalmente, (sorte a dela…) decidiu voltar a fazer um excelente blog. Isso que dizer imediatamente que a qualidade da blogosfera irá aumentar.

Normalmente não recomendo blogs, mas aqui vou abrir uma excepção.

www.Sabine77.wordpress.com

Uma vez que a Sabine faz blogs muito bons e agora após um ano e meio de inactividade concluo que ainda estará melhor a fazer blogs.

Não conseguindo eu ter palavras capazes para explicar o que é o blog da Sabine de uma forma satisfatória, decidi pedir a opinião de dois especialistas, dois grandes amigos meus com os quais já tive enormes debates intelectuais.

Estando os dois actualmente com um tempo livre no meio dos seus inúmeros afazeres, decidi contactá-los e pedir-lhes para darem uma espreitadela no blog novo da Sabine e dizerem da sua estimada e douta opinião, o que acham do conteúdo e do blog.

Falei como o meu querido amigo e estimado mentor o Professor Doutor Javali de Sousa, pedindo-lhe a sua opinião.

O Javali ( Jav para os amigos) estava no Nepal, num congresso sobre “Fúria Budista e a sua simbologia externa”, mas acedeu a consultar o blog da Sabine e a passar-me as suas primeiras impressões.

E enviou-me o seguinte:

De: Javali De Sousa e Silva.

Olá, ped…Dissidente-x. Que raio de nome gastronómico fostes arranjar, rapaz. Lembra-me os alemães de leste que atravessavam o muro de Berlim a salto com a polícia política a persegui-los… cheios de fome sem poderem comer Strudlles e Borchst … Olha, lá, então aquelas gueishas no Japão, no bar “Okinawa”, em frente á Sony Tokyo, que eu te deixei da última vez que nos encontramos? Como é que te deste com o assunto?

E os requeijões com suhsi que comemos? Ahh, aquilo é que foi. Divinal. Pantagruélico! Mas voltando ao blog da tua amiga (ahhh, grande agaranhao…não perdes uma…) vislumbrei-o, e tenho que dizer que a decoração é algo triste. Lembra-me aquele restaurante Gótico quando fomos à Conferência sobre o Vlad, o impalador na Roménia em que insistiam em servir-nos morcego em oleo de amendoim, o raio dos romenos….

E por acaso isso recorda-me aquelas louras de litro e meio na feira de artesanato de Beirute patrocinada por aquela milícia … já não me lembro o nome… e das tuas dificuldades de estomago? Que grande feira foi essa… Mal posso esperar para lá voltar com bombardeamentos e tudo…

Mas o blog pareceu-me muito bom. Existe uma alusão à carta 77 no nome o que indica que temos um blog de intervenção. E como detectei isso? Pelo nome do blog, onde existe a expressão Sabine 77. Existe Jornalismo e do bom ali, especialmente com o roteiro gastronómico.

O que aliás me lembra um restaurante muito interessante em Oudagodou. no Burkina Faso que se chamava “choco 77”, onde me serviram umas entremeadas regadas com cerveja Laurentina muito boas. Até tive prisão de ventre nesse dia, eu que tenho um estômago de aço.

Hás-de perguntar, ò Ped…ehhh Dissidente, se a tua amiga é conhecida do dono do “Choco 77” de Oudagoudou, no Burkina Faso. É que se era, deixo já de gostar dela.

O dono do Choco 77 de Oudagoudou era um cefalópode do pior… então não é que Insistia em abandonar o serviço, porque causa das tropas rebeldes que estavam a dois Km de distãncia durante o Golpe de Estado que derrubou o Presidente, e dos disparos de morteiros e não me queria servir mais cerveja fresquinha… que bárbaros este Burkinas…

Mas continuando a minha análise, ao conteúdo do blog, pareceu-me, que a decoração deixa algo a desejar. Uns pratos de frango frito na barra lateral e umas imagens de pernil de porco alentejano iam mesmo a calhar para dar um ar comestível ao estabelecimento.

Dizes-me meu caro amigo, que a caixa de Alvarinho com 24 garrafas de litro e meio ainda não seguiu no voo charter? Confirma-me por favor, para eu tomar providências e mandar comprar três caixas de Vodka… Voltando ao blog da tua amiga (ahh, garanhão) pareceu-me ser um blog de jornalismo e sociedade muito bom, onde falta somente um toque de gastronomia. E uma caixa de herdade do esporão talvez.

Gostei bastante do artigo sobre a China – o arroz de cantão com o pato à pequinês, regado com um Chardonnay 77, é uma excelente escolha desse blog. Digno do Guia MIchelin…

Portanto caro Dissidente, deste Javali que muito te estima, digo-te meu caro amigo que o restaurante blog da tua amiga parece ser um sitio muito interessante para tomar uns cocktails e comer uns rojões de porco preto.

Como prova da minha estima, deste Javali que te adora, desde que te peguei ao colo quando tinhas 2 anos e deixaste um presente nas fraldas, já te enviei a Tsingtao especial de dois litros, com 15% de álcool e uma ligeira mistura de acido clorídrico oriental.

E adeus até ao nosso banquete anual de 7 dias, do teu querido Professor Javali de Sousa, aqui no Nepal. Dá cumprimentos à tua mãe e ao senhor Zé do restaurante “o Carrapato Azul” de Abrantes. Comi lá uns lombinhos de porco regados com tinto da casa que nunca mais esqueci.

Do teu querido ex-professor Javali de Sousa. Um abraço fraternal e gastronómico!

Nepal, cozinha do “Nepalese Rhinocerus”, um local divinal onde se serve rinoceronte no prato, recheado com marmota frita e assado em lamparinas de fogo lento, 2008.

Bom… confesso que o meu ex-professor é um senhor muito bem disposto e que tem um peculiar apetite gastronómico e que não era bem esta a apreciação que eu lhe pedi, mas existirão outras alturas em que falarei com ele…

O outro meu grande amigo que convidei para prestar depoimento é o Engenheiro Hieroglífico dos Santos, um especialista em engenharia que conheci e que se tornou meu grande amigo.

Pedi uma análise ao Engenheiro Hieroglífico dos Santos,que estava a supervisionar os trabalhos de reparação de uma ponte sobre uma falha tectónica, que persistia em cair, mas nos intervalos das quedas dos tabuleiros, enviou-me a seguinte mensagem escrita:

Dissidente:

Sabes que comigo tudo é claro. Sou simples, concreto e preciso. A engenharia a isso obriga1

Afirmo que a miríade rubicunda ejectável que emana é palmípede. No blog, nota-se uma contracção libertária cuneiforme simbólica e visual de influências de leste, possivelmente Checoslováquia ou Marrocos. A influência das estruturas estéticas é definitivamente Le Corbusier período tardio.

Contraindo a memória, questiono-te flechando como um relâmpago alado. Tens vislumbrado nos teus arredores a figura obliqua losangular do poltrão do Javali de Sousa? Esse imberbe canavial sociológico que me demandou um quadro do Alvar Aalto e nunca me o retornou, no intervalo da duas cervejas aerodinâmicas que tomamos no bar do hotel “O Cangalho sociológico” em Aveiro?

Deste lado da vida onde flutuo a pairar como uma insuflação divina, o Alvar de manhã, injecta-me de faculdade criadora e sinto os bancos de jardim com um ar náutico.

Subtiliza perante a donzela a necessidade de mais vida ortográfica textual, que junte a harmonia da cor e luz ao núcleo contrastando assim perante o fundo baço espelhado do décor visual retro pastoso.

Do teu querido engenheiro Hieroglífico dos Santos, um homem simples com palavras simples e concretas, bem haja e um grande abraço, Dissidente-x.

Dá cumprimentos à senhora tua mãe e regurgita palavras ao senhor daquele restaurante em Abrantes, o “Carrapato triangular azul”, porque a esquadria da parede leste está desviada 2 milímetros da base do pilar central. Ele que rectifique isso!

Um abraço rectilíneo deste Hieroglífico que tanto te estima.

Linda a Velha, Agosto de 2008

Bom, e perante estes magníficos textos dos meus dois grandes amigos, O professor Doutor Javali de Sousa e o Engenheiro Hieroglífico dos Santos, sinto-me esmagado e nada mais posso acrescentar a não ser que visitem o

http://www.sabine77.wordpress.com,

um muito bom blog sobre jornalismo e sociedade e que decerto ainda ficará melhor com as sugestões/conselhos do Javali e do Hieroglífico.

Agora vou comer qualquer coisa que fiquei com fome.

Anúncios

Written by dissidentex

03/09/2008 às 8:03

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: