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MOVIFLOR – A COMPRA DE MÓVEIS EM PRÉ PAGAMENTO.

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Uma destas semanas fui à Moviflor.

Nunca tinha lá ido.

Uma amiga da minha mãe encarregou-nos de adquirir uma magnifica cadeira de baloiço estilizada e aerodinâmica especial de corrida, em saldos, etc e tal.

Confesso que antes de lá ir, tinha boa ideia acerca da empresa. Após, lá ir conclui que jamais lá irei.

O negócio está organizado da seguinte maneira:

Salão de exposição de produtos, amplo, com os mais variados tipos de coisas na área dos moveis/artigos para o lar. Produtos para a classe média alta, já com preços a dar para o elevado, mas aparentemente bem feitos e com um relativo bom design dos produtos.

Os empregados estão impecavelmente fardados (por oposição à Ikea, por exemplo),penteados, com um ar “limpo” e afinado.

Percebi, depois de comprar, que o “Ar Limpo” existe para esconder outros problemas (da gestão, não dos empregados). É um caso comercial de engano; de ” quem come com os olhos já enche a barriga”, mesmo não tendo efectivamente comido nada.

Lá se descobriu onde estava a cadeira, e …

a partir daí começa o festival do absurdo Moviflor.

Tendo em conta a maneira como está organizado este “negócio”, o cliente não pode levar o artigo,na altura em que o vê, porque está ali apenas para exposição.

Dirige-se à uma funcionária (de ar limpo) em frente a um terminal de computador (o modernismo empresarial…) e a senhora preenche um papel após lhe terem sido dados os dados do produto, as referencias,etc…

A partir daí, munidos do papel A4, somos informados para irmos à recepção do estabelecimento, para tratar do assunto.

Sai-se do piso superior desta loja, e vai-se para o piso inferior, até à recepção. Nada burocrático…

Lá entrega-se o papel a outra senhora que digita umas coisas, faz uns voodoos, preenche mais umas coisas, hipnotiza o papel e emite a factura para se pagar o “material”:

E paga-se.

Após pagamento, (PRÉVIO PAGAMENTO) somos convidados a sair do edifício, munidos de um papel mágico, já diferente do primeiro que nos foi dado, pela primeira recepcionista, e dirigimo-nos ao lado direito da loja, a 300 metros de distância, para irmos à zona de expedição levantar o produto cadeira espectacular.

E assim foi.

Na zona expedição somos informados, que temos que nos dirigir ao gabinete ao lado do armazém/expedição.

Objectivo: reverificação de novo do papel mágico, e ser passada uma guia de transporte e mais um outro papel – a factura definitiva se bem percebi, que nos será entregue para que nos dirijamos dois metros ao lado – ao armazém – e entreguemos o papel que nos foi dado nesta ( 3º) recepção, aos funcionários do mesmo para que estes vão buscar o artigo em questão.

E seguindo o ritmo burocrático deste destino manifesto os funcionários pegam em monta cargas e empilhadores e vão buscar o produto.

Isto tudo – os pormenores burocráticos – demoraram uns 40 minutos…

O deus dos empilhadores e dos monta cargas ajudou o empregado e este lá chegou com a caixa da cadeira embalada, que é entregue à saída do armazém, e o ótario cliente (isto é EU) lá carregou a caixa mágica da cadeira para o porta bagagens do carro. A 10 metros de distância. Estava pouca gente.

Tendo em conta que, do final do parque de estacionamento desta empresa até à porta do armazém, distam uns 250 metros, imagine-se, um parque de estacionamento cheio, mas com uma pessoa que tenha estacionado o seu carro no final do mesmo.

E que leve até ao seu carro – a 250 metros de distância – caixas com produtos pesados que vai levantar…

Pelo meio um dos funcionários confidenciou, que existem pessoas que, aos fins de semana e à noite chegam a estar duas horas à espera da entrega de material. E que o sistema de papeis é absurdo.

E também existem casos de extravios ou erros informáticos de material que é dado como estando em stock, não estando.

Mas já foi pago.

Negócios destes não gosto.

Mas isto é o capitalismo tipicamente português.

Muita imagem e glamour e nenhuma substância.

 

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Written by dissidentex

25/09/2008 às 22:40

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