DISSIDENTE-X

OS BLOGS SÃO ANALISADOS ( BBDO )

leave a comment »

Uma imagem do meu stats counter que mostra que alguém enviou um mail da agência de publicidade BBDO para outro alguém, ou da mesma agência (presumivelmente) o para outro local, mas pessoas ligadas à publicidade.

bbdo-agencia-de-publicidade2 E isto significa o quê?

Várias coisas, desde logo.

(1) Que, em busca desesperada de informação e de “feedback”, as agências de publicidade vasculham blogs e sites, em busca de opiniões acerca do que quem escreve em blogs e em sites tem para dizer.

Não só por questões profissionais, (estarem “atentos” ao mercado) mas também porque estão a começar a reconhecer a crescente importância dos blogs e dos sites, no que toca à “qualidade” dos mesmos e à “validade” das opiniões neles expressas, bem como ao medo de que os criadores de sites e blogs, possam “perturbar” o mundo idílico da má publicidade em que se vive e que é comummente aceite como sendo muito boa.

(2) Mas também demonstra o estado de estar completamente “fora de jogo” por parte das agências de publicidade. A necessidade de ir buscar feedback exteriormente, desta maneira, demonstra que se afastaram completamente do que o publico consumidor quer ou espera de produtos.

Não só a BBDO, mas qualquer outra agência de publicidade.

Há um “corte” entre o que é apresentado e aquilo que os consumidores querem.E são nestes pequenos pormenores que se percebe o “corte” entre duas realidades. (Valha a verdade que se diga, que parte desta culpa não é exclusiva das agências de publicidade, mas dos clientes delas, que devem exigir e fazer pressões absolutamente incríveis relativamente à forma como se deve publicitar ou lançar um produto…)

Não sei se a página que eu fiz a falar do lançamento do Phone-ix, que era uma critica altamente desfavorável, correspondia a uma campanha de publicidade que a BBDO tinha feito.

Daí terem reparado nisto.E estarem eventualmente chateados…

Mas o post não tinha a ver exclusivamente com a BBDO. O post foi publicado aqui, em Dezembro de 2007, embora até tivesse sido feito  uns seis meses antes.

A dada altura do anterior post escrevi isto:

“…Na realidade e deixando as ironias de lado isto significa que os CTT estão colocados numa posição extremamente frágil no mercado.”

Escrevi isto em 2007.

Estamos em 2009.

O Phonix, telefone móvel dos CTT pegou no mercado?

(3) É apenas pela veiculação de opiniões desfavoráveis, quando o devem ser e favoráveis quando o devem ser, que isso permite várias coisas.

A) desde logo uma sociedade mais livre onde o consumidor pode livremente opinar desfavoravelmente  sobre produtos de que não goste.

B) E permite às empresas, caso queiram aprender, poderem melhorar o que fazem.

C) E é melhor para a economia como um todo que estas coisas se saibam.

(4) Portanto que não se pense que a opinião de uma qualquer blog e site, por mais pequeno que ele seja, não conta para o campeonato.

Conta e conta sempre mais do que aquilo que o “fazedor do blog ou site” pensa que conta.

É a veiculação de uma ideia pública de oposição a algo, que combate a vaidade auto complacente de quem estrutura as coisas da maneira que  são estruturadas.

Isto é válido também para outros aspectos da sociedade e naquilo que todos teremos que começar a fazer para combater a crescente totalitarização da sociedade – o crescente caminho para uma distopia totalitária com que nos querem enganar chamando-a de sociedade democrática.

Advertisements

Written by dissidentex

18/02/2009 às 15:23

Publicado em BBDO, CTT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: