DISSIDENTE-X

JOSEPH STIGLITZ TEME NOVA CRISE EM W

Joseph Stiglitz teme cenário de crise em “W” – jORNAL DESTAK

07 | 09 | 2009  -TRANSCRIÇÃO COMPLETA.

O Prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz teme um cenário de crise económica em forma de “W”, em que a melhoria temporária actual depois da crise do fim de 2008 será seguida de uma nova queda.

“É difícil saber se vai haver ou quando vai haver um ‘W'”, afirmou o economista norte-americano, destacando os vários riscos da economia global, sobretudo o esgotamento dos planos de apoio à economia que foram accionados um pouco por todo o mundo.

“Há um certo número de riscos económicos significativos à nossa frente. Um risco para o sector financeiro, para o imobiliário comercial, para o crédito imobiliário. E há também riscos para a economia real, devido à queda das receitas dos Estados e ao fim das medidas de apoio em 2011 será um choque negativo para a economia”, acrescentou.

“Se os efeitos negativos que descrevi se produzirem, e isso é muito provável, quando os ‘stocks’ se esgotarem, a economia vai entrar numa segunda crise”, considerou o antigo economista do Banco Mundial.

Joseph Stiglitz é conhecido pelas suas críticas às medidas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial em relação às economias em crise, considerando que essas políticas vão apenas agravar a conjuntura económica e sobrecarregar as populações.

Advertisements

Written by dissidentex

08/09/2009 às 7:22

Publicado em JOSEPH STIGLITZ

Tagged with ,

%d bloggers like this: