DISSIDENTE-X

A ECONOMIA DE RENDAS, O PSD E ANTONIO NOGUEIRA LEITE

leave a comment »

O economista António Nogueira Leite disse hoje que o Estado português foi “capturado por grandes grupos”, proporcionando “bons negócios em que toda a gente quer estar”. As declarações foram feitas na conferência “Portugal 2011, o estado da nação”.
 

O social-democrata deu um nome a esta captura: “Economia de rendas”. “Isto é a coisa mais perversa que pode existir, porque faz com que as grandes empresas e as maiores cabeças do país estejam a criar obras que não interessam a ninguém.”

O resultado foi, segundo o economista, o atrofiamento do sector de bens transaccionáveis, que não foi alvo de “benesses” semelhantes por parte do Estado. Ou seja, bens exportáveis que contribuem para diminuir a dependência do exterior.

Ø
Estas declaraçoes corajosas e desassombradas foram proferidas à comunicação social no dia 12 de Maio de 2011.
 
Ø
 
“”Como a ponta de um iceberg, os mais notórios globetrotters dos conselhos de administração são Mira Amaral, Nogueira Leite, Joaquim Ferreira do Amaral, Murteira Nabo e Luís Todo Bom.” (Os Donos de Portugal, 2010, p. 321). “”
Ø
 António Nogueira Leite – wikipédia
– retirado no dia 12 de Maio de 2011.
 
“…Actualmente é administrador executivo da CUF, da SEC, da José de Mello Saúde, da EFACEC Capital, da Comitur Imobiliária e administrador (não executivo) da Reditus, da Brisa e da Quimigal, presidente do Conselho Geral da OPEX, membro do Conselho Nacional da CMVM, vice-presidente do Conselho Consultivo do Banif Investment Bank, membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e vogal da Direcção do IPRI. “
 
Ø
Das 5 empresas em que antónio Nogueira leite é listado como administrador executivo, apenas uma é, marginalmente, uma empresa que exporta bens transaccionáveis (SEC).
Todas as outras são empresas rentistas.
Ø
Das 3 empresas em que António Nogueira Leite é listado como administrador não executivo, apenas uma (REDITUS), é marginalmente uma empresa que exporta bens transaccionáveis.
Todas as outras são empresas rentistas.
Ø
 
Das duas entidades que trabalham com produtos financeiros, em que António Nogueira Leite é listado como fazendo parte, nenhuma delas exporta nada transaccionável.
Ø
Das restantes 3 entidades, em que António Nogueira Leite é listado, uma é um banco , outra é um grupo de estudo subsidiado pelo estado português, e a terceira é uma associaçâo/grupo de pressão para o sector das telecomunicaçôes.
Nenhuma das três entidades exporta bens transaccionáveis.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: