DISSIDENTE-X

O PSD, PEDRO PASSOS COELHO E A PRETENSA REDUÇÂO DA GORDURA DO ESTADO NA CGD…

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai ter mais administradores do que actualmente. O número total deverá rondar os 11, * embora até ontem à noite o Ministério das Finanças não tenha confirmado nem o novo modelo de governação nem os nomes do novo órgão de gestão do maior banco do país. Porém, o i sabe que haverá menos gestores executivos que os actuais sete e que o novo modelo incluirá administradores não executivos **, que não existiam até agora. Os encargos salariais serão contudo menores que os actuais ***.

“…este modelo contraria as orientações do governo liderado por Pedro Passos Coelho, que se comprometeu a diminuir 15% os cargos dirigentes de toda a administração pública…”

“…A criação de dois cargos de presidente, o não executivo ou chairman – que será ocupado por Faria de Oliveira -, e o executivo, …”

O figurino já tinha sido experimentado na Caixa com maus resultados. No anterior governo de coligação PSD/CDS, a coexistência entre o chairman António de Sousa e o presidente-executivo Mira Amaral foi tudo menos pacífica. Choque de personalidades e uma distinção pouco clara entre as responsabilidades e funções de cada órgão, terá contribuído para o conflito que resultou na demissão dos dois.

Ø

Notícia da comunicação social, dia 22 de Julho de 2011

Ø

Ø

“Nós vamos cortar na despesa inútil e na gordura do Estado e haveremos de encontrar uma maneira de que aqueles que mais precisam tenham sempre o mínimo indispensável”, disse.

Ø

Pedro Passos Coelho, declarações à comunicação social, dia 3 de Junho de 2011.

Ø

* Até esta decisão, a Caixa geral de Depósitos tinha um conselho de administração composto por SETE pessoas e um Presidente…

** Administradores que não estão a trabalhar no dia a dia da empresa…

*** Uma piada…

Nota:  a CGD vai ter mais administradores quando se prepara para vender a sua área de seguros e participações em outras empresas – menos trabalho a realizar, para mais administradores contratados…

Ø

Capa do jornal I, dia 22 de Julho de 2011

Anúncios
%d bloggers like this: