DISSIDENTE-X

ASSUNÇÂO CRISTAS – APENAS UMA MINISTRA EXTREMAMENTE INCOMPETENTE QUE ESPERA QUE CHOVA – parte 3

Ø

Ainda é Inverno, mas vários concelhos estão em risco alto de incêndio

(…) Nos últimos dias, tem havido um número significativo de ocorrências. Desde 6 de Fevereiro – um mês onde o usual seria a chuva –, foram registados 3254 incêndios, segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Só ontem, foram mobilizados 3052 bombeiros e 827 viaturas para combater 372 fogos.

O tempo seco prolonga-se em Portugal desde Dezembro. Até 15 de Fevereiro, 5% do território continental estavam sob seca meteorológica “extrema”, 70% em “seca severa” e os restante 25% em “seca moderada”.

Ø

Notícia da comunicação social, sobre secas e incêndios no inverno português, dia 25 de Janeiro de 2012

Ø

Ø

Devo dizer que sou uma pessoa de fé, esperarei sempre que chova e esperarei sempre que a chuva nos minimize alguns destes danos. Como é evidente, quanto mais depressa vier, mais minimiza, quanto mais tarde, menos minimiza. Se não vier de todo, não perderei a minha fé mas teremos obviamente de atuar em conformidade”, acrescentou a ministra do Ambiente, do Mar, da Agricultura e do Ordenamento do Território.

Ø

Assunção Cristas, notícia sem chuva, mas com muita fé; da comunicação social, dia 21 de Fevereiro de 2012.

Ø

A Liga dos Bombeiros Portugueses revelou nesta quarta-feira que muitas corporações de bombeiros estão sem dinheiro para responder aos actuais incêndios florestais, alertando para a possibilidade de os carros deixarem de combater os fogos por falta de verba para combustível (…)

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, disse à agência Lusa que, nesta altura do ano, “não há qualquer tipo de financiamento” para as despesas com os incêndios florestais, que trazem “custos acrescidos às corporações de bombeiros”, que já estão com problemas financeiros devido aos cortes no transporte em ambulâncias de doentes não urgentes.

Ø

Parte 1

Parte 2

%d bloggers like this: